Como atividade paralela, a diretoria executiva do congresso promove o Simpósio Internacional da Água. Sendo a ÁGUA o bem maior para a sobrevivência da humanidade, a organização OdontoMerco acredita que quanto mais for debatido esse tema de vital importância, mais será possível expandir a tão necessária consciência da população para sua conservação.

Convidamos autoridades da água do Brasil e dos países do Mercosul, que compartilham conosco o Aquífero Guarani. A participação no Simpósio é gratuita e estará aberta ao público em geral, ONGs convidadas, professores e estudantes. O Credenciamento e a retirada do crachá deverão ser feitos na Secretaria do evento. Aqueles que quiserem e puderem, pedimos a doação de 1 Kg de alimento não perecível a ser entregue na Secretaria, que serão repassados a uma instituição de ação social da cidade de Foz do Iguaçu, a ser escolhida.


Como atração para as crianças das escolas públicas de Foz do Iguaçu, a Sanepar enviará o EcoExpresso onde as mesmas aprenderão o que ocorre com a água, do rio à torneira.

Mais brincadeiras lúdicas serão realizadas com as crianças, pela equipe de recreacionistas do Rafain Palace, orientando sobre a importância e os cuidados para a preservação da água limpa.